quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Conhecendo nosso órgão!

           O fígado é o segundo maior órgão e a maior glândula do corpo humano, seu peso num adulto varia entre 1400 e 1600g. Localiza-se na região superior do abdômen, imediatamente abaixo do diafragma, estando mais à direita. Ele é dividido em duas faces: uma diafragmática (ântero superior) e outra visceral (póstero inferior), na qual cada face é dividida em lobos. Tem a cor vermelha-amarronzada, é friável, frágil e, ainda possui a superfície lisa.

          Este órgão é essencial para o bom funcionamento do corpo, pois realiza inúmeras funções como: o metabolismo das diversas substâncias bioquímicas, como por exemplo da água, dos carboidratos, lipídios, proteínas, vitaminas e ácidos nucleicos; a produção da bile, fluido alcalino imprescindível no processo de digestão, pois atua no emulsionamento de gorduras ingeridas; auxilia na desintoxicação do organismo ao degradar o álcool e outras substâncias tóxicas; além do processamento e armazenamento de diversas substâncias; entre outras.
           Para exemplificar uma de suas funções, sabe-se que o fígado armazena o glicogênio, a maior fonte de energia do nosso organismo. Transforma diversos composto químicos, glicose, lactose, frutose, resíduos de aminoácidos, piruvato e oxaloacetato, em glicogênio através da glicogênese, e armazenando-o nos hepatócitos, que é a unidade funcional do fígado. E quando o organismo precisa de energia essa glândula realiza a glicogenólise para quebrar o glicogênio em glicose, e dispensá-la na circulação sanguínea, como mostra a figura abaixo. Portanto, o fígado também se torna um importante órgão no controle da glicemia,realizada por meios intrínsecos, mas controlado por fatores de controle extra-hepáticos, insulina, glucagon, adrenalina, cortisol e tiroxina.

              Bem, nesta primeira abordagem procurei explanar uma visão geral sobre o tema deste blog, o fígado, para nas postagens seguintes aprofundar mais sobre o tema e relacioná-los ao nosso cotidiano e a bioquímica. Até mais!

Referências Bibliográficas:

GUYTON, A.C.; HALL, J.E. Tratado de Fisiologia Médica. 11ª ed.

 MOORE, K.L. Anatomia Orientada para a Clínica. 5ª ed.

         

11 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Interessante! E complementando o que já foi dito, existe ainda uma terceira e não tão menos importante via metabólica, a gliconeogênese ou neoglucogênese ("formação de novo açúcar"), rota pela qual é produzida glicose a partir de compostos aglicanos (não-açúcares ou não-carboidratos), sendo a maior parte deste processo realizado no fígado (principalmente sob condições de jejum) e uma menor parte no córtex dos rins. Em humanos, os principais precursores são: lactato, glicerol e aminoácidos, principalmente alanina. Exceto por três sequências específicas, as reações da gliconeogênese são inversas às da glicólise. Além disso, e como já dito no meu blog TEM BIOQUÍMICA NO SANGUE?, o fígado participa da homeostase do organismo, em busca de seu equilíbrio funcional, como o que ocorre com o paracetamol (acetaminofano), que em doses acima do recomendado (4g/dia), pode desencadear um quadro de overdose medicamentosa ou hepatotoxicidade.
      Não obstante, e a título de curiosidade, é sabido que o fígado possui uma alta capacidade de regeneração celular, sendo, portanto, um órgão de transplante, com índice de rejeição de 10%; que por outro lado, possui um pós-operatório propenso ao desenvolvimento de cirrose hepática, principalmente por conta de sua reconstituição fibrosa, e modificação histológica.

      REFERÊNCIAS
      REZENDE, Rodrigo. É verdade que, quando se doa parte do fígado, ele se regenera? Disponível em: http://mundoestranho.abril.com.br/materia/e-verdade-que-quando-se-doa-parte-do-figado-ele-se-regenera. Acesso em: 02 de out. 2014.


      Excluir
  2. Muito interessante o tema, o fígado de fato é um órgão que necessita desse estudo mais aprofundado, levando em conta as funções vitais que a ele são designadas. Como foi bem citado no post, o fígado produz hormônios, proteínas e enzimas que mantêm o corpo funcionando normalmente, tem participação na produção de substâncias que ajudam o sangue a coagular e papel importante na decomposição do colesterol, manutenção do açúcar no sangue, e também na composição de medicamentos. Ele também secretar a bile, líquido que atua no emulsionamento das gorduras ingeridas, facilitando, assim, a ação da lipase, remover moléculas de glicose no sangue, reunindo-as quimicamente para formar glicogênio, que é armazenado; nos momentos de necessidade, o glicogênio é reconvertido em moléculas de glicose, que são relançadas na circulação, armazenar ferro e certas vitaminas em suas células, sintetizar diversas proteínas presentes no sangue, de fatores imunológicos e de coagulação e de substâncias transportadoras de oxigênio e gorduras, degradar álcool e outras substâncias tóxicas, auxiliando na desintoxicação do organismo, dentre outras funções que foram bem exemplificadas no blog. Aguardo a próxima postagem!

    ResponderExcluir
  3. O fígado é, como foi muito bem mostrado na postagem, essencial para o funcionamento do corpo, realizando mais de 220 funções diferentes, como o metabolismo da água, dos carboidratos, lipídios, proteínas, vitaminas e ácidos nucleicos, a síntese de colesterol, a produção de bile, a desintoxicação do organismo, a síntese, o armazenamento e a quebra do glicogênio, (fator importante para o armazenamento da energia corporal e controle da glicemia, como foi mostrado na postagem), e outras tantas funções não citadas no blog, como a síntese de protrombina e fibrinogênio, a destruição das hemácias, a conversão de amônia em ureia, lipogênese, armazenamento das vitaminas A, B12, D, E e K, dentre muitas outras. Em relação ao fígado, algumas doenças podem representar um grave dano, como as originadas por toxinas, ou ingestão demasiada de álcool, ou ainda, hepatites crônicas (que afetam entre dois e cinco milhões de brasileiros), insuficiência hepática, fibroses e cirroses hepáticas, e ainda, hepatopatias de etiologia desconhecida. Por deficiência de nosso sistema, muitas pessoas (60 %) acabam morrendo na fila de espera um transplante de fígado, que muitas vezes é a única salvação, e que pode durar até 51 meses. Desta forma, a decisão do Ministério da Saúde de dar prioridade a pacientes em estado grave na fila de espera para transplantes de fígado, recebeu grande apoio, na medida em que, de forma corajosa e ousada, desconsidera a pura e simples ordem cronológica, e prioriza aqueles que mais precisam. Aguardo novas postagens.

    ResponderExcluir
  4. O fígado, como foi mostrado no blog, participa não só de funções digestivas, através da síntese e secreção da bile, como também é essencial na regulação do metabolismo dos lipídios, proteínas e carboidratos; no armazenamento de substâncias e na degradação e excreção de hormônios. Uma curiosidade sobre esse órgão é que ele é capaz de regenerar até 75% de seus tecidos. O homem já conhece essa impressionante capacidade desde a Antiguidade. A mitologia grega conta que o titã Prometeu foi condenado por Zeus, o deus supremo, a passar a eternidade acorrentado a uma rocha, sofrendo o ataque de um abutre que lhe devorava pedaços do fígado de tempos em tempos. O castigo seria infinito justamente por causa da regeneração do órgão. É por isso que é possível fazer a doação de parte do órgão em vida, com pouquíssimo risco para o doador. Espero descobrir mais sobre o fígado, aguardo novas postagens !

    ResponderExcluir
  5. O fígado é um órgão essencial para o perfeito funcionamento do organismo, como já foi citado nos comentários acima ele participa assiduamente no metabolismo das proteínas, carboidratos e lipídios, secreta a bile, fundamental para a digestão dos alimentos ingeridos, é responsável pelo armazenamento de glicogênio e sua degradação, também na excreção de hormônios, além de ter essa incrível capacidade de regeneração, o que o torna em vários aspectos um órgão extremamente versátil, aguardo novas postagens e mais novidades.

    ResponderExcluir
  6. Postagem introdutória muito interessante no âmbito em que mostra as funcionalidades de um órgão tão importante como o fígado. Algumas das funções citadas são a transformação de diversos compostos químicos em glicogênio (para armazenamento de energia), a produção da bile e a desintoxicação do organismo degradando substâncias tóxicas, como o álcool. Esta última tem grande destaque na sociedade atual, já que o consumo de bebidas alcoólicas aumenta cada vez mais e como consequência, tem-se a sobrecarga do fígado. Essa sobrecarga pode causar doenças sérias como a cirrose, doença em que células do fígado morrem e causam a formação de cicatrizes no mesmo, transformando-o em uma malha grossa, o que dificulta a penetração e circulação do sangue, trazendo consequências graves para o organismo como a hipertensão na veia porta. Assim, surgiram no mercado medicamentos que prometem fazer a proteção do fígado nos casos em que se exige demais do mesmo. Entretanto, estes medicamentos não são efetivos e é aconselhado que não se atrapalhe o funcionamento desse órgão com a utilização de tais medicamentos. Aconselha-se o não consumo de bebidas alcoólicas e outras substâncias tóxicas para que não ocorra a sobrecarga do fígado. Ansiosa pelas próximas postagens sobre esse assunto tão importante!

    ResponderExcluir
  7. Se não houvesse o sistema de estocagem de glicose citado no post, teríamos de comer o tempo todo para garantir o suprimento de energia. Doenças hepáticas em fase avançada provocam a perda dessa capacidade e prejudicam o fornecimento de glicose. A capacidade de armazenamento do órgão e a sua grande diversidade de funções também são responsáveis por fazer do fígado bovino um dos alimentos mais nutritivos que existem.

    ResponderExcluir
  8. Conforme supracitado na postagem e nos comentários, o fígado é de extrema relevância ao corpo humano por todas as suas atividades desempenhadas que permitem uma homeostase (equilíbrio) no organismo, mediante diversas modificações.
    Quando as condições fisiológicas não são mantidas, como na Diabetes Mellitus, por exemplo, pela falta de insulina, o fígado não é estimulado a armazenar a glicose presente no sangue produzindo glicogênio(glicogênese), provocando uma hiperglicemia, que torna o sangue mais viscoso e acarreta uma série de complicações.
    Aguardando novas postagens para entender um pouco mais sobre o figado!

    ResponderExcluir