sábado, 15 de novembro de 2014

Afinal...figado bovino faz mal ou bem??

       



O fígado de boi é um produto alimentício nutritivo e rico em vitaminas, e recentemente foi classificado como um dos “super-alimentos”, recomendados para serem incluídos em nossa alimentação. Este contém diversos tipos de vitaminas essenciais ao bom funcionamento do organismo como a A, B12, B5, B6 e C, além de compostos como cobre e zinco.

        As vitaminas B são vitais para a produção de energia, processam carboidratos e quebram o glicogênio, principal reserva energética nas células animais. Já a vitamina A ajuda no sistema imunológico, juntamente com o zinco e a vitamina C, que são encontradas em alto grau no fígado de boi. Essas vitaminas agem como anti-oxidantes e nutrientes que darão suporte à imunidade, destruindo os radicais livres, que podem gerar até câncer. O cobre, presente no fígado, contribui consideravelmente para a recuperação dos tecidos lesados, e atua também como anti-oxidante.

          É fato que desde pequeno, escutamos nossos pais falarem: “Filho, coma fígado, faz bem para a saúde”. E depois de mostrar todos esses benefícios vocês ainda tem dúvida disso?
Pois bem, não tenham tanta certeza disso!

        Como foi exposto acima, o fígado é um depósito de vitaminas e minerais. Porém o problema está na quantidade dessas substâncias. Nada em grande ou pouca quantidade é bom para o nosso corpo. A tolerância para a quantidade de vitamina A na forma de retinol ingerida nos humanos é baixa, e em pequenos pedaços de fígado já ultrapassa esse limite, ou seja, ficamos com doses altas de vitamina A no nosso corpo, que podem ser tóxicas para nossa saúde. Entre outros danos, essa megadose pode gerar náusea, vômitos, diarreia, dor nas articulações, problemas motores e ate mesmo cegueira em fetos.

       Não só isso, mas também como já foi dito na primeira postagem deste blog, o fígado é o principal filtro do nosso corpo. Ele é responsável por filtrar todos os metais pesados, toxinas e tudo que não é bom para o nosso organismo. Agora pare para analisar: você primeiro filtra o que não é bom para o seu organismo, daí você joga fora e depois come o filtro com todos os resíduos dentro? Então, agora você entende porque comer fígado não é tão bom como se dizem por ai...

         Além disso, animais em geral, não só o boi, vivem recebendo hormônios, antibióticos, e diversos metais pesados. Alguns destes são o arsénio, cádmio e chumbo, que , de acordo com a Agência de Proteção Ambiental, possuem uma tendência a se acumular no fígado bovino de corte durante sua vida útil, e estas toxinas acumuladas são passadas para os humanos que ingerem os fígados. Esses fígados bovinos de corte, segundo o Departamento de Agricultura dos EUA, ainda podem conter medicamentos veterinários e pesticidas, que afetam profundamente o organismo.

            E por último, o teor de colesterol em fígado de boi é altíssimo. De acordo com o banco de dados National USDA, uma fatia de fígado de 68g contém 269mg de colesterol. Dados acima do que é recomendado diariamente, haja vista um adulto saudável devem comer no máximo 300mg de colesterol por dia. Pessoas com diabetes, doenças cardiovasculares ou com o colesterol elevado, não podem passar dos 200mg diário.

Bem, agora pense duas vezes antes de comer o fígado que sua mãe tanto mandava!!



Fontes:

http://www.nutricaoempauta.com.br/lista_artigo.php?cod=528
http://pt.wikipedia.org/wiki/Glicog%C3%A9nio
http://www.minhavida.com.br/alimentacao/materias/4992-dispense-o-bife-de-figado-para-combater-anemia
http://sustentaveleorganico.blogspot.com.br/2012/03/figado-afinal-figado-faz-bem-ou-faz-mal.html

37 comentários:

  1. O acesso à informação é tudo e sem dúvidas a forma como essa informação é propagada, é crucial para a reflexão e posterior mudanças de hábitos alimentares mediantes fatos e argumentos devidamente comprovado, conforme muito bem feito acima.
    Em nossa cultura, o papel da família representa a maior contribuição direta da nossa alimentação, pois desde cedo são os nosso pais (em geral) que preparam as nossas refeições de acordo com o que o seus pais (nossos avós) preparavam e gostavam, e essa cultura alimentar vai perpetuando-se por anos.
    Altamente difundida está o consumo de fígado e reiterado o seus efeitos benéficos o seu consumo ganhou a popularização das grandes massas, sobretudo pelo sua relação custo-benefício, em que tenho produto barato em relação outros tipos de carnes e altamente nutritivo pela quantidade de vitaminas, minerais e outras substâncias que podem até estar em excesso (Em apenas 100g de fígado conseguimos obter 50% da nossa necessidade diária de proteínas).
    Um estudo realizado em 2005 por Rose Cléia Praxedes de Aquino, mestranda em Bioquímica da Universidade Federal do Rio Grande do Norte destacou que a recomendação para ingestão de fígado bovino é proveniente em 71% dos profissionais de saúde, representando um alerta sobre a conscientização dos profissionais sobre as repercussões do fígado. Foi destacado também que 3% das gestantes entrevistadas consumiam fígado diariamente, gerando um alerta ainda mais grave, pois essas mulheres de acordo com seus níveis de vitamina A, apresentam grandes possibilidades de dar a luz a fetos com má formações decorrente dessa substância.
    Mais uma vez, reitero o que disse no início do comentário que é imprescindível o acesso à informação por todas as partes acerca das reais repercussões do fígado no organismo dos indivíduos.

    FONTE:
    Avaliação das concentrações hepáticas e séricas de retinol em bovinos e do consumo habitual de fígado por gestantes. Disponivel em http://repositorio.ufrn.br:8080/jspui/bitstream/1/7798/1/RoseCPA_DISSERT.pdf Acesso 19 Nov 2014.
    Fígado de boi. Disponivel em http://www.nutricaoempauta.com.br/lista_artigo.php?cod=528 Acesso 19 Nov 2014

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelos esclarecimentos pois eu estava sem entender o porque de todas as vezes que como fígado em vez de ficar bem fico mal.sinto algo pesado no eztomago um enjőo é como se estivesse envenenada.

      Excluir
  2. É imprescindível lembrar que o fígado é ainda um alimento riquíssimo em nutrientes e sais minerais, como o próprio ferro. Como tudo na vida, e mais uma vez parafraseando Aristóteles, a diferença entre o veneno e o remédio é a dose.
    Comer fígado em EXCESSO faz mal. Há uma maior ingestão de vitaminas (o que pode ocasionar problemas relacionados a distúrbios gastrintestinais e cálculos renais), bem como outros produtos e substâncias.
    Nossos pais são os precursores de responsabilidade primária de internalização de nossos hábitos alimentares, e não por falta de informação, mas como uma repetição de ensinos (cultura), há ainda a ideia de que a carne do fígado é saudável, e realmente é, mas de forma equilibrada, não constante.
    Ainda sobre a temática, é necessário saber sobre a procedência desse fígado, o filtro do corpo humano. Como é sabido, essa víscera tem um papel importante no organismo, que é a de desintoxicar o corpo, metabolizando substâncias tóxicas, produzindo substâncias menos tóxicas, e portanto, pode se tornar um alimento maléfico, uma vez que há a possibilidade de uma bioacumulação de substâncias nocivas para o ser humano, como o DDT, inseticida proibido pela ANVISA, mas que ainda é utilizado de forma irregular, estando presente nos produtores das cadeias alimentares, e com concentração crescente nos níveis mais elevados, como nos consumidores. Dentre eles, o homem.
    Recentemente, o Ministério da Saúde publicou uma cartilha sobre a alimentação brasileira, dando dicas e instruções de como manter uma vida saudável e uma alimentação balanceada, importante para o pleno desenvolvimento humano, em que se enquadra esta temática.
    A grande questão é balancear e propiciar a rotatividade de alimentos, seus macro e micronutrientes.

    FONTE:
    http://www.tuasaude.com/funcao-do-figado/

    ResponderExcluir
  3. Algumas tabelas nutricionais apontam que o fígado é carente em vitaminas C e E, mas, segundo a tabela do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), essas substâncias existem na composição do fígado, embora em pequena quantidade - um copo de suco de laranja tem a mesma quantidade de vitamina C que 155 bifões de fígado bovino. Você deve estar se perguntando então por que não é saudável comer só fígado até completar a quota diária de vitaminas de que necessitamos. A resposta é simples: embora o fígado seja rico em vitaminas, também tem componentes nocivos à nossa saúde, como o colesterol - um bife de fígado tem 50% de colesterol a mais do que se recomenda consumir em um dia. Além disso, consumir algumas vitaminas em excesso também pode ser nocivo. Estudos sugerem, por exemplo, que a vitamina A, abundante nas carnes e principalmente no fígado, quando ingerida em excesso, acumula-se no nosso fígado, podendo gerar problemas sérios, como câncer. Outras vitaminas, como a C, não chegam a fazer mal, mas tampouco deixam você mais saudável: normalmente, o excesso sai no xixi.
    http://mundoestranho.abril.com.br/materia/qual-e-o-alimento-que-tem-mais-vitaminas

    ResponderExcluir
  4. A postagem foi muito interessante, pois abordou o tema do fígado bovino, item alimentar esse, controverso, na medida em que, como o texto mostrou muito bem, é um produto alimentício nutritivo e rico em vitaminas: A (O fígado bovino fornece uma forma de vitamina A que é facilmente absorvida pelo corpo e o Office of Dietary Supplements, dos Estados Unidos, informou que uma porção de 3 onças (85 gramas) fornece 545% da quantidade diária recomendada dessa vitamina. A vitamina A tem um importante papel em manter o sistema imune saudável, ajudar os ossos a se manter fortes, garantir o crescimento e divisão celular corretos e proteger a visão), B12, B5 e B6 (A família das vitaminas do complexo B ajuda o corpo a metabolizar alimentos, manter a pele saudável, ajuda na produção de células vermelhas do sangue, protege o sistema nervoso e ajuda a prevenir alguns defeitos ao nascimento) e C, além de compostos como cobre e zinco, que foi classificado como um dos “super-alimentos” recomendados para serem incluídos em nossa alimentação, e em contrapartida, é um alimento que possui muito colesterol (uma fatia de fígado de 68g contém 269mg de colesterol), o que deve servir de alerta para inibir o seu consumo exagerado, além de constituir, como a postagem defende, o filtro da alimentação. Um aspecto bioquímico importante é que a vitamina B6, presente no fígado, trabalha com o corpo para dar suporte ao sistema nervoso, na formação de células vermelhas do sangue, na função hormonal e no desenvolvimento de ácidos nucleicos. Diante do que foi exposto fazem-se necessárias medidas políticas a fim de tornar obrigatório esclarecer a população a respeito dos componentes nutritivos que compõe alimentos bovinos, assim como campanhas de conscientização que garantam uma alimentação melhor. Aguardo novas postagens.
    Fonte:
    http://www.beefpoint.com.br/cadeia-produtiva/carne-saude/beneficios-nutricionais-do-figado-bovino/

    ResponderExcluir
  5. Como sempre postagens interessantes, esta postagem abordou um tema bastante importante por conta do contexto em que ele se apresenta, alimentos que são tratados como bastante nutritivos e vistos somente como benéficos pela população, como o caso do fígado, um alimento barato e rico em diversas vitaminais e minerais essenciais ao organismo, no entanto não se considera a possibilidade desses alimentos virem a causar alguma espécie de mal ou provável intoxicação, afinal o fígado é um dos filtros do organismo. Em alternativa ao fígado na absorção de ferro pelo corpo, e afim de oferecer outros alimentos no combate a anemia, os nutricionistas recomendam variações como:
    • Folhas verdes escuras: couve, brócolis, rúcula e agrião são fontes de vitamina C, ferro e magnésio. A vitamina C melhora a absorção do ferro contido em fontes vegetais.
    • Cereais integrais: ao contrário dos refinados, eles preservam a película do grão, fonte natural de ferro.
    • Açúcar mascavo e melado: como não foi refinado, ele contém ferro (o que não acontece no açúcar branco).
    • Feijões, ervilha, lentilha: as leguminosas são fontes de proteína e de ferro, que auxilia no combate a anemia.
    • Carne vermelha: ela é uma ótima fonte de ferro, numa versão em que o mineral é facilmente absorvido pelo organismo.

    Fonte:
    http://www.minhavida.com.br/alimentacao/materias/4992-dispense-o-bife-de-figado-para-combater-anemia

    ResponderExcluir
  6. Foi um post bem esclarecedor acerca dos impactos do fígado na alimentação. Apesar do fornecimento de diversas vitaminas, além de ferro de outros nutrientes minerais, a dosagem de vitamina A e as toxinas que pode conter são prejudiciais.
    O excesso de consumo de fígado na alimentação, incluindo o consumido em patês, pode tornar os ossos mais frágeis, alerta a Agência de Alimentos do Reino Unido. A agência advertiu as mulheres que estão na menopausa e os homens de mais de 65 anos que limitem sua ingestão de produtos a base de fígado a uma vez por semana.
    O fígado contém mais doses de vitamina A do que outros alimentos como o queijo, os ovos, o peixe, o leite ou o iogurte e pode manter a pele saudável e reforçar a imunidade e a visão. No entanto, os especialistas acham que superar a dose de 1,5 miligrama diário durante longos períodos pode levar a fraturas ósseas.

    As grávidas ou as mulheres que pretendem ter um bebê em breve deveriam também, segundo a agência, evitar o fígado e os suplementos a base de vitamina A porque seu excesso pode afetar negativamente os fetos.
    http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI659296-EI298,00-Consumo+excessivo+de+figado+prejudica+ossos.html

    ResponderExcluir
  7. Percebemos no texto que a ingestão de fígado de boi tem seus benefícios (presença de diversas vitaminas, zinco e cobre) e malefícios (ingestão de substâncias tóxicas filtradas do organismo). O fígado de um animal novo é teoricamente mais saudável por ter acumulado menos toxinas como pesticidas, hormônios e antibióticos que podem estar presentes em maior quantidade no fígado de um animal mais velho; portanto é importante que se obtenha o fígado de um animal criado organicamente, reduzindo assim o risco da presença destes químicos indesejáveis. Na Europa, o fígado de boi é considerado uma iguaria, e o Fígado à Veneziana é um dos pratos mais famosos da culinária de Veneza. O fígado de boi também é rico em selênio, composto B12, e pode reduzir certas condições inflamatórias como a asma e a artrite, além de ajudar o DNA a restaurar as células.

    http://www.nutricaoempauta.com.br/lista_artigo.php?cod=528

    ResponderExcluir
  8. O fígado de boi é um produto alimentício nutritivo e rico em vitaminas, e recentemente foi classificado como um dos “super-alimentos”, recomendados para serem incluídos em nossa alimentação. Apesar das evidências do texto, abrindo a possibilidade do fígado também ser um vilão para a saúde humana, mesmo assim devemos pesar os dois lados. Quem causa mais sequelas no mundo é a carência de vitamina A ou o seu excesso ? Partindo-se desse ponto, o consumo de fígado é ainda um alimento que possui mais pros do que contra, principalmente para pessoas visivelmente desnutridas e carentes.
    Fonte : http://www.nutricaoempauta.com.br/lista_artigo.php?cod=528

    ResponderExcluir
  9. toda vez que como bife de fígado eu passo mal (fico vomitando e enjoado)

    ResponderExcluir
  10. Faça como os médicos que conhecem os nutrientes do figado animal: apenas uma vez por semana e seu organismo irá tolerar bem.

    ResponderExcluir
  11. Pesquisemos também fontes estrangeiras sobre o assunto, podemos nos surpreender! Me pergunto sobre o sentido de citar repetidamente as mesmas informações e fontes aqui no comentário...

    ResponderExcluir
  12. Quantas vezes um diabético pode comer bife de fígado de boi por semana?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No caso de diabetes, o importante é se preocupar com as fontes e quantidades de carboidratos, não com a proteína.
      Coma "à vontade" (no caso do fígado, por mais gostoso que seja, não creio que você vá exagerar. Ninguém consegue comer fígado no almoço e jantar uma semana inteira).

      Excluir
  13. eu sou diabetico e comi figado no no jantar..no dia seguinte comi no almoco e novamente no jantar e umas horas depois uma barrinha de chocolate, quando era de madrugada me acordei com umas dores no estomago, dores de cabeca, enjoo, vomitando e muita diarreia pensei q fosse morrer doido q chegasse o dia..fui pro hospital..tomei remedio fiquei bom nunca mais como figado na vida so de lembrar me da arrepios daquele dia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Diabetes é, em resumo, intolerância a carboidratos.
      Aí você come uma barra de chocolate?
      A notícia tinha que ser:
      "Diabético passa mal comendo uma barra de chocolate e culpa o fígado que comeu um dia antes"
      Se o fígado fosse o culpado, você teria passado mal no primeiro dia... ou depois do almoço... ou depois do jantar... não na madrugada pós chocolate.

      Excluir
  14. nada presta , tudo faz bem, cada um fala de um jeito, é complicado

    ResponderExcluir
  15. Quando como figado passo muito mal,muita falta de ar, não sei por que?Alguém sabe ?

    ResponderExcluir
  16. Quando como figado passo muito mal,muita falta de ar, não sei por que?Alguém sabe ?

    ResponderExcluir
  17. Como fígado toda semana, peixe toda a semana, nunca passei mal, pratico atividade física, vou fazer 48 anos daqui 1 mês, pratico trekking e bike, acho que cada pessoa reage de uma maneira diferente, pode ser bom para alguns e ruim para outros, continuarei comendo...

    ResponderExcluir
  18. Consumo figado de gado desde minha infância até agora depois dos 43 anos, e nunca tive qq problema com esse alimento eficaz, mas é claro que faço consumo a cada 20 ou 30 dias de intervalo. Minha esposa grávida de meus filhos consumiu e nasceram com a saúde muito boa, são difíceis de ficarem com problemas de gripe ou baixa imunidade e eles tem um bom apetite para comerem de tudo principalmente figado refolgado com legumes. Eu continuo comendo figado e duas vezes ao ano faço minhas consultas no médico e não tenho nada de colesterol alto, pressão arterial alta, dores no corpo ou coisas assim!! Indico sempre como minha vovó indicava; "coma figado e viva bem!"

    ResponderExcluir
  19. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  20. Conforme instruções do Dr. Lair Ribeiro : Fígado 1 vez por semana > riquíssimo em Vitamina K2 > necessária para retirar o cálcio das vísceras e artérias (ateromas) e levá-lo para seu destino certo : OSSOS e DENTES. Alimento de suma importância para saúde das artérias Coronárias, Carótidas e, principalmente, Aorta. 1 VEZ POR SEMANA > 1 BOM BIFE DE FÍGADO E VIVA A VIDA !!! PESQUISE !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dr. Lair não é referencia para nada na área médica. Ele recomenda banha de porco, ovos e figado. BOMBAS DE COLESTEROL. Tem vitamina K2 e depois vc morre de infarto. Um "médico" que colabora para matar pessoas de doenças cardiovasculares, não pode ser levado a sério.

      Excluir
    2. Salsa também é muito boa para a saúde. Quanto ao Dr. Lair Ribeiro vc. deve estar de brincadeira. Sua referência médica é toda baseada em pesquisas por cientistas ao redor do mundo. Nada do que fala é sacado da algibeira. É DEMONSTRADO E PROVADO. Assista a uma das aulas que ele ministra para médicos e veja que essa sua opinião está bem desatualizada. QUER MAIS SAÚDE ? BANHA DE PORCO, OVOS E FÍGADO ... E VIVA MAIS !!! EM TEMPO : ELE É CARDIOLOGISTA !!! DOS BONS. Reconhecido no mundo todo, principalmente nos Estados Unidos.

      Excluir
  21. Não existe nenhuma justificativa nutricional válida para matar um animal, retirar seu figado e carnes e comer. Animais são suplementados com vitamina B12 e outras vitaminas. Não são fontes alimentares e nutricionais. Suas carnes e secreções vem acompanhadas com todo o tipo de maleficios para o organismo humano. Comam feijões!!! Tem proteina, ferro, zinco, omega 3, demais vitaminas e sais minerais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não existe nenhuma justificativa nutricional válida é para não se comer animais e produtos derivados deles.
      Uma dieta vegetariana vegana só se justifica por motivos ideológicos, filosóficos... não nutricionais!

      Excluir
    2. Acho que nem de salsa você entende. É muita asneira pro meu gosto. Aff!!!

      Excluir
  22. Adoro fígado, mas tenho muito cuidado com tudo que como! Uma vez por semana carne, peixe, frango, tudo dosado. O importante é variar e não exagerar, fazendo isso, dá tudo certo!.

    ResponderExcluir
  23. Adoro fígado, mas tenho muito cuidado com tudo que como! Uma vez por semana carne, peixe, frango, tudo dosado. O importante é variar e não exagerar, fazendo isso, dá tudo certo!.

    ResponderExcluir
  24. Dei fígado para meu bebê de 10 meses e ele teve uma reação alérgica, aquela que incha os lábios e que pode inchar a glote. Foi um baita susto. Alguém sabe me dizer por que o fígado? Nunca tinha ouvido falar de alguém que tivesse tido

    ResponderExcluir
  25. Tenho certeza de que esse texto foi escrito por um vegano. O fígado faz muito bem a saúde, claro, sem excessos.

    ResponderExcluir
  26. Coma fígado, evite carboidratos e seja feliz!

    ResponderExcluir
  27. Os tonto cola o print kkk mais fácil que pesquisar e escrever AFF!!!

    ResponderExcluir
  28. Por favor, é possível citar o artigo científico ( se existe) que demonstra que o consumo de fígado pode ser prejudicial a saúde? Como o organismo metaboliza as vitaminas do fígado? Existem registro médicos dos efeitos tóxicos mencionados no artigo? Nutrição não pode ser tratada como religião.

    ResponderExcluir
  29. Só sei de uma coisa, sempre que como fígado de boi eu vomito horrores, somente resolve depois de ir no hospital. Da última vez eu fiquei tão ruim que tive que fazer lavagem estomacal. O médico disse que não sabia o motivo e o melhor era nunca mais comer fígado de boi. Obs.: isso também ocorre se eu comer carne de porco, peixe, cupim e picanha.

    ResponderExcluir
  30. Como figado todos os dias. Essa matéria esta bem desatualizada. Para uma dieta carnívora o figado e essencial. Pesquisem muuuuuuuuito antes de escreverem um monte de bobagem.
    Quanto mais figado, melhor.

    ResponderExcluir